
Ficha Técnica
PROMOTORES
Câmara Municipal de Lisboa
Administração do Porto de Lisboa
Associação Turismo de Lisboa



FINANCIAMENTO
Associação Turismo de Lisboa
Turismo de Portugal
Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa



PARCEIROS
Arquivo Municipal de Lisboa
Associação Almada Negreiros-Sarah Affonso
CEDANSA – Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (IHA/IELT – NOVA FCSH)
Fundação Calouste Gulbenkian
Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade NOVA de Lisboa / IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
Laboratório HÉRCULES – Universidade de Évora / IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património
World Monuments Fund (WMF)











CONCEÇÃO E COORDENAÇÃO CIENTÍFICA DE CONTEÚDOS
Mariana Pinto dos Santos
BRANDING E DESIGN EXPOSITIVO
Ana Cunha / ACBD Studio
INVESTIGAÇÃO E ESCRITA DE CONTEÚDOS
Mariana Pinto dos Santos, Giorgia Casara, Simão Palmeirim
PRODUÇÃO ADICIONAL DE CONTEÚDOS
Ana Pascoal, Graça Castanheira, Joana Brites, João Fazenda, Maria João Revez, Milene Gil – projeto Almada/Lab HERCULES.
ENTREVISTAS
Cláudia Castelo, Ferreira Fernandes, Inês Fialho Brandão, Irene Pimentel, Julião Soares Sousa, Miguel Cardina, Morgane Delaunay, Yvette dos Santos
CONSULTORAS
Rita Almada Negreiros e Catarina Almada Negreiros
TRADUÇÃO
Rui Pires Cabral
FILMAGENS E EDIÇÃO DE VÍDEO
Tiago Figueiredo/Ânimo Leve
REPRODUÇÃO DIGITAL
António Coelho
PRODUÇÃO EXECUTIVA
NewsMuseum
PROJETO DE ARQUITETURA
Tiago Silva Dias Arquitectura
AGRADECIMENTOS
João Pardal Monteiro
MAC/CCB Museu de Arte Contemporânea
MNAC – Museu do Chiado
Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA)
RTP – Rádio e Televisão de Portugal
O Centro Interpretativo Murais de Almada nas Gares Marítimas conjuga saberes de diferentes áreas (história da arte, história, sociologia, conservação e restauro) para mostrar diferentes perspectivas sobre as pinturas murais de Almada Negreiros, o lugar onde elas estão, o contexto da sua execução e também da sua recepção ao longo do século XX. Para além dos que contribuíram directamente para os conteúdos que aqui podem ser visitados, a génese do Centro Interpretativo tem antecedentes a que é preciso agradecer, e cujo trabalho continuado ao longo de anos permitiu preservar a memória e o conhecimento sobre estas pinturas e este lugar. São eles Sara Charneca, Manuel Loureiro, Margarida Costa, Ricardo Medeiros. Para a execução de todo o centro interpretativo foi fundamental a inestimável presença de Margarida Reis e o contributo para a investigação da Inês Marques. Alguns dos conteúdos presentes foram recolhidos graças à amabilidade e disponibilidade de António Rasteiro, Emília Ferreira, Nuria Enguita, António Mendes, Isabel Rocha, João Pardal Monteiro.
Mariana Pinto dos Santos